skip to Main Content
Descubra Como Fazer O Controle De Contas Na Sua Empresa De Maneira Simples E Eficiente

Descubra como fazer o controle de contas na sua empresa de maneira simples e eficiente

A gestão financeira é um dos pilares de sustentação de qualquer empresa, independentemente do seu porte. Com isso, manter as contas que ainda serão pagas devidamente registradas é de fundamental importância para a promoção e manutenção da boa saúde financeira do seu negócio.

O controle financeiro passa pelo recolhimento e análise dos dados, e, então, pela compreensão da real situação da empresa antes de tomar decisões sobre o futuro dela.

Se você tem dificuldade com este tema, preparamos este artigo especial sobre como fazer o controle de contas e ajudá-lo na gestão do seu empreendimento.

Antes de aprender a fazer o controle de contas, é importante saber diferenciar esse controle do planejamento financeiro. 

Com o controle de contas, o gestor pode visualizar e entender toda a movimentação do fluxo de caixa. Já com o planejamento, o administrador irá definir o caminho que será trilhado pela empresa para atingir as suas metas e os seus objetivos em curto, médio e longo prazos.

Conseguir manter a organização de todos os compromissos em dia exige bastante esforço, devido ao alto volume de obrigações a serem pagas. Por outro lado, esquecimentos e desorganização podem levar a empresa a ter que pagar juros abusivos aos seus credores.

Conheça os benefícios de fazer o controle de contas

As recompensas pela organização do controle de contas podem ser:

– economia nos gastos da empresa;

– identificação de pagamentos que, com antecipação, oferecem descontos;

– consciência das obrigações financeiras da empresa (entradas e saídas);

– não pagamento de multas e juros;

– levantamento de saldo da empresa;

– possibilidade de negociar dívidas;

– acompanhamento das contas que não foram recebidas ou pagas;

– bom fluxo de caixa e capital de giro.

LEIA TAMBÉM: Descubra por que você NÃO DEVE vender sem emitir nota fiscal

Como fazer o controle de contas na empresa?

1. Conte com um software de gestão financeira

Mesmo que sua empresa seja pequena, evite manter o controle das contas através de anotações manuais. Em vez disso, opte por gerenciar esses dados através de algum software de gestão financeira. Uma opção também são as tradicionais planilhas eletrônicas.

2. Registre absolutamente tudo

Após a definição da ferramenta que irá auxiliar você no controle de gastos, mantenha-a sempre atualizada com todos os valores de entradas e saídas.

Não deixe também de registrar os gastos que não são fixos. Esse tipo de informação irá auxiliar na projeção de gastos dos meses seguintes.

3. Não atrase o pagamento das contas

Pode parecer óbvio, mas é importante reforçar a necessidade do pagamento das contas antes do vencimento para evitar os juros.

LEIA TAMBÉM: Saiba o que NÃO fazer na hora de declarar o Imposto de Renda 2022

4. Valorize os clientes que pagam pontualmente

Ofereça benefícios aos clientes que pagam em dia e fortaleça os laços com eles. A empresa pode dar descontos nas próprias faturas dos consumidores, de acordo com a antecipação do pagamento. Isso também os incentivará a cumprir o prazo de vencimento.

5. Elabore um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um grande aliado na hora de fazer o controle de contas da sua empresa. O objetivo dele deve ser auxiliar na organização dos recursos necessários para o cumprimento de metas e objetivos.

Se você tem dificuldade de fazer o controle de contas e o planejamento financeiro da sua empresa ou deseja praticidade e eficiência, conte com o suporte e as soluções de um profissional de contabilidade para auxiliar você na gestão e no crescimento do seu negócio.

Você sabia que a Canella & Santos possui diversas soluções para ajustar o controle financeiro do seu negócio?

A Canella & Santos oferece controle e emissão de recibos de pagamento para prestadores de serviços, sistema de gestão financeira, abertura e legalização de empresas, e assessorias contábil e fiscal para área de serviços, planejamento tributário, departamento legal e muito mais!

Com tradição e eficiência e há 30 anos no mercado de contabilidade, a Canella & Santos é uma empresa com estrutura pronta, formada por colaboradores especializados, para oferecer o suporte que a sua empresa precisa para crescer.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre assuntos relacionados à contabilidade para igrejas, agências de veículos, construção civil, prestadores de serviço e escolas.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Devido à inexperiência de muitos microempreendedores individuais (MEIs), é comum…
Cresta Posts Box by CP
html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(24) 3025-8700
WHATSAPP
(24) 99931-4445
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO