skip to Main Content
Entenda Como A Contabilidade Pode Ajudar Você A Evitar Multas Em Sua Igreja

Entenda como a Contabilidade pode ajudar você a evitar multas em sua Igreja

Diversas Igrejas em todo o país, por falta de informação adequada, tendem a acreditar que não necessitam de contador ou dos serviços de um escritório de contabilidade, devido ao porte, ou simplesmente por não saber que existe essa necessidade. No entanto, isso é um grande erro! Independentemente do porte da Igreja, é necessário contratação de um serviço contabilista. Se você não conhece nada sobre o assunto, não se preocupe. Neste artigo especial, iremos abordar a importância da contabilidade para Igrejas.

Mas as Igrejas não são imunes aos tributos?

Apesar da Constituição Federal prever a imunidade de tributos, as Igrejas e Centros Religiosos são obrigados a terem um contador, segundo a legislação fiscal. Isso porque é exigido dessas instituições o cumprimento das obrigações acessórias, além de manter a contabilidade em ordem seguindo as normas brasileiras de contabilidade NBC.

Entre as responsabilidades das Igrejas está a necessidade de registrar as alterações no patrimônio da instituição, por exemplo. Esses registros precisam ser enviados à Receita Federal, por meio da Escrituração Fiscal Digital (EFD), para comprovação da sua atividade e evitar fraudes. Em caso de descumprimento, as Igrejas estão sujeitas a multas e até mesmo a perda da sua imunidade tributária.

Responsabilidades das Igrejas após a abertura:

. manter uma contabilidade atualizada;

. entregar ECF;

. entregar ECD;

. entregar EFD de contribuições;

. entregar DIRF;

. entregar RAIS;

. entregar SEFIP e CAGED, caso possuam funcionários.

Importância da contabilidade para as Igrejas

Como vimos anteriormente, apesar da imunidade tributária, as Igrejas ainda possuem uma série de obrigações junto à Receita Federal, e o descumprimento dessas responsabilidades pode acarretar em sérias punições como multas e até a perda da imunidade no pagamento de impostos.

Com isso, a contratação de um serviço contábil é fundamental para as Igrejas. Dessa forma, será possível a elaboração dos relatórios e gráficos da prestação de contas, manter a instituição regularizada, mesmo diante das constantes mudanças na legislação, além do cumprimento das regras e prazos.

Principais atribuições dos contadores de Igrejas:

. calcular os valores das taxas e obrigações legais;

. entregar obrigações acessórias dessas obrigações no prazo correto referente às áreas fiscal, contábil e trabalhista;

. geração e emissão dos documentos contábeis;

. manutenção das finanças da Igreja em ordem;

. lidar com a burocracia governamental;

. lidar com as leis que regem as instituições religiosas;

. reduzir os riscos de multas devido o não cumprimento das obrigações acessórias;

. diminuir os riscos de realização de registros errôneos e consequentemente de acusações de possíveis desvios;

. reduzir os riscos de punição devido a registros incorretos e perda de prazos.

Conheça os serviços contábeis da Canella & Santos para a sua Igreja e evite complicações com a Receita Federal

Tradição e eficiência há 30 anos no mercado contabilista, Canella & Santos é uma empresa com estrutura pronta e colaboradores especializados para oferecer o suporte que a sua empresa precisa para crescer.

A Canella & Santos ainda oferece serviços, como:  elaboração de folha de pagamento para os funcionários de sua organização, de acordo com a legislação para Igrejas; livro contábil; abertura e legalização de Igrejas; controle e emissão de recibos de sustento ministerial, de acordo com a legislação do Imposto de Renda; relatórios e demonstrativos para apresentações em reuniões de liderança, do conselho e similares; parceria com advogado especializado em direito eclesiástico;  envio e a entrega de todas as obrigações fiscais de sua Igreja, exigidas pela Receita Federal; planos de atendimento para Igrejas Evangélicas pequenas, médias e de grande porte; elaboração, revisão e registro em cartório de Atas e Estatutos; e projeção de aposentadoria para pastores.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre assuntos relacionados à contabilidade para Igrejas, Agências de Veículos, construção civil, prestadores de serviço e escolas.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Você sabia que uma boa cultura na empresa pode motivar…
Cresta Posts Box by CP
html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(24) 3025-8700
WHATSAPP
(24) 99931-4445
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO