skip to Main Content
Folha De Pagamento – Como Elaborar?

Folha de pagamento – Como elaborar?

Entenda Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Folha De Pagamento E Não Tenha Problemas Em Sua Agência De Veículos! 

Com nosso passo a passo para elaborar folha de pagamento, você pode dizer adeus aos problemas gerados por esse documento! 

Gerir uma agência de veículos de sucesso demanda de você, gestor, atenção com inúmeros detalhes, desde o planejamento, controle financeiro, estratégias voltadas para a expansão do negócio, entre outros. 

Porém, tem um aspecto que precisa de muita atenção para que erros com consequências que geram muitos prejuízos não ocorram: a folha de pagamento dos seus funcionários. 

Sendo assim, hoje, trouxemos um passo a passo para realizar a folha de pagamento de forma correta e se manter de acordo com a Lei! 

E então, vamos lá? Boa leitura! 

Confira Nossas Especialidades - Notícias e Artigos Contábeis em Volta Redonda - RJ | Canella e Santos

Mas primeiro, o que é a folha de pagamento? 

Acredito que o termo não seja desconhecido para você, porém, vamos esclarecer de forma simples e objetiva para garantir que não restem dúvidas! 

A folha de pagamento consiste em um documento que evidencia os dados da empresa e do funcionário, juntamente com o salário, descontos e benefícios que são oferecidos. 

A elaboração do documento e os valores evidenciados no mesmo devem estar de acordo com a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, que indicam os descontos que podem e devem ser feitos e os direitos de benefícios que o trabalhador tem. 

Este documento é extremamente importante para manter clareza entre as partes e garantir que problemas e processos trabalhistas não ocorram! 

Agora, vamos ao passo a passo!

Primeiro passo: Dados a serem informados

Uma série de dados devem estar presentes na folha de pagamento para que ela esteja correta, alguns deles são: 

Volta Redonda - Contabilidade em Volta Redonda - RJ | Canella & SantosPowered by Rock Convert

Da empresa: 

  • Nome; 
  • Endereço; 
  • CNPJ; 
  • Ramo de atividade. 

Do funcionário: 

  • Nome; 
  • Função exercida; 
  • Base salarial; entre outros. 

Outros dados podem ser colocados também, porém, de forma geral, esses são os essenciais.

Segundo passo: Horas trabalhadas 

O funcionário tem uma jornada de trabalho que deve ser seguida, tendo sido estabelecida na contratação, dessa forma, é preciso realizar o cálculo das horas que foram, de fato, trabalhadas, utilizando controle de ponto, por exemplo. 

Aqui, o controle de ponto é importante para não se esquecer de considerar as folgas, atrasos e faltas justificadas e injustificadas, entre outros. 

Terceiro passo: Descontos 

Existem os descontos relacionados às faltas e atrasos injustificados e os referentes aos benefícios, como INSS, o VT. 

Eles devem ser evidenciados na folha de pagamento, assim como o valor que foi descontado. 

Quarto passo: FGTS 

O FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito dos trabalhadores CLT e é um desconto do empregador, de alíquota de 8%. Ou seja, não é descontado do funcionário, porém, é uma forma de garantir sua seguridade caso ocorra demissão. 

Quinto passo: Por fim, o salário líquido 

Depois de passar por todos esses passos, basta calcular o valor do salário após todos os descontos e evidenciá-los na folha de pagamento

Quer garantir que tudo seja feito corretamente? Conte com especialistas! 

Por mais que não pareça extremamente complexo quando falamos parte por parte, é preciso ter um cuidado minucioso com a elaboração desse documento, afinal, se trata do salário pelo qual seus colaboradores trabalharam para ter e tudo precisa ser impecável. 

Além disso, erros podem gerar processos judiciais com multas altíssimas, que podem ser evitadas com uma simples ação: contar com o suporte de quem entende do assunto. 

Para isso você pode contar conosco, da Canella&Santos! Nós dispomos de profissionais altamente qualificados para fazer isso e muito mais pela sua agência de veículos! Não hesite em entrar em contato conosco!

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
O Senado aprovou nesta terça-feira (12), por unanimidade, projeto da…
Cresta Posts Box by CP