skip to Main Content
Quer Abrir Uma Revendedora De Carros? Saiba Como Fazer!

Quer abrir uma revendedora de carros? Saiba como fazer!

As vendas de carros usados no Brasil têm crescido ano após ano. De acordo com as informações da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a comercialização de veículos usados e seminovos fechou em 2021 com aumento de 17,8% em comparação ao ano anterior.

Isso tem despertado o interesse de muitos empresários em investir no setor. Você é uma dessas pessoas? Neste artigo especial, iremos explicar como abrir uma revendedora de carros.

Quais são os documentos necessários para abrir uma revendedora de carros?

Durante o processo de abertura de uma empresa, independentemente do segmento, é muito importante contar com a ajuda de um escritório de contabilidade para evitar erros e agilizar o início das operações. 

Depois disso, você precisará:

1. Consultar a viabilidade do nome

Apenas escolher o nome da sua empresa não é o suficiente. Antes, você deve consultar a viabilidade dele na Junta Comercial do seu estado. Com essa pesquisa, você irá descobrir a existência de empresas constituídas com nomes idênticos ou semelhantes ao do empreendimento que você quer abrir.

LEIA TAMBÉM: Tempo médio para abrir empresa no Brasil cai para 23 horas

Essa consulta é totalmente gratuita e pode ser feita sem sair de casa, através da internet. Como precaução, sugerimos que você também faça o registro do nome junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

2. Obter o Número de Identificação do Registro de Empresas (Nire)

Para atuar no segmento comercial, todas as empresas devem possuir o Número de Identificação do Registro de Empresas (Nire), que é obrigatório desde 1994. Ele é composto por 11 dígitos formados pela Unidade Federativa (UF), tipo de empresa e um dígito verificador.

O Nire deve ser solicitado na Junta Comercial do seu estado, sendo que os custos podem variar de acordo com sua região. Sem esse número, sua empresa não poderá atuar legalmente, já que você não terá acesso a documentos básicos como o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

3. Ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)

Esse é um dos documentos mais populares no Brasil, já que toda empresa, independentemente do segmento, precisa dele para atuar legalmente no país. Com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), sua empresa poderá, por exemplo, emitir notas fiscais.

Além disso, a partir do CNPJ, a Receita Federal pode verificar todas as movimentações financeiras da empresa e conferir se os impostos estão sendo pagos corretamente.

4. Ter inscrições estadual e municipal

Assim como o CNPJ, as inscrições estadual e municipal também são importantes e obrigatórias para as empresas que atuam com comércio, indústria, transportes ou que prestam serviços de comunicação e energia. 

No caso da inscrição estadual, é possível solicitar na Secretaria da Fazenda do seu estado. Com ela, você pode emitir nota fiscal de venda ou de produto, além de indicar o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Já a inscrição municipal é utilizada para o recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS). Com ele, você poderá emitir a nota fiscal de serviço (NFS-e).

5. Obter o alvará de funcionamento

Por fim, mas não menos importante, você deverá solicitar o alvará de funcionamento, que é emitido pela prefeitura e atesta que sua empresa cumpre os padrões de segurança exigidos e segue as conformidades da sua área de atividade. 

Para ajudar você em todas essas etapas, conte com o suporte de um escritório de contabilidade experiente e com credibilidade no mercado. Assim, você terá muito mais agilidade durante o processo de abertura de empresa e menos dor de cabeça.

Você sabia que a Canella & Santos pode ajudar na abertura da sua empresa no Brasil?

Com tradição e eficiência e há décadas no mercado de contabilidade, a Canella & Santos é uma empresa com estrutura pronta, formada por colaboradores especializados, para oferecer o suporte de que seu empreendimento precisa para crescer.

Contrate um dos nossos planos de contabilidade e abra sua empresa de forma simples e rápida!

– Empresa 100% regularizada.

– Melhor enquadramento tributário.

– Pagamento mínimo de impostos.

Conte com a Canella & Santos para simplificar o processo de abertura do seu CNPJ e manter a contabilidade do seu empreendimento em dia.

EMPREENDA DA FORMA CERTA E SEM DOR DE CABEÇA!

Realizamos todo o processo de emissão do seu CNPJ na Receita Federal e elaboramos o contrato social para protocolar a documentação na Junta Comercial.

Também providenciamos os alvarás de localização e funcionamento, além de enquadrar seu negócio no regime tributário adequado, garantindo o pagamento mínimo de impostos.

Confira algumas vantagens de abrir uma empresa com a Canella & Santos:

– emissão e importação de notas fiscais;

– suporte especializado;

– atendimento ágil e personalizado;

– controle de impostos e rotinas.

Nunca foi tão fácil abrir um negócio!

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre assuntos relacionados à contabilidade para igrejas, agências de veículos, construção civil, prestadores de serviço e escolas.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Está pensando em ampliar seus negócios através da compra de…
Cresta Posts Box by CP
html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(24) 3025-8700
WHATSAPP
(24) 99931-4445
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO