skip to Main Content
Simplificando A Contabilidade Para Médicos: 3 Temas Que Você Precisa Dominar O Quanto Antes

Simplificando a contabilidade para médicos: 3 temas que você precisa dominar o quanto antes

Apesar de ser fundamental que o médico atuante como Pessoa Jurídica (PJ) deva contar com uma consultoria especializada em contabilidade, também é importante que o profissional entenda alguns temas ligados à gestão financeira e tributária do seu próprio negócio. Quer saber mais sobre contabilidade para médicos? Leia atentamente este artigo especial que preparamos para você!

Certamente você já sabe que o planejamento e o pagamento da carga tributária influencia diretamente no lucro da sua empresa. Entender os principais tópicos ligados ao tema favorece para que você evite problemas com a burocracia e o cumprimento da legislação em vigor no Brasil.

Confira a seguir 3 temas imprescindíveis para você conhecer:

1. Regime tributário adequado

Conhecer bem o regime tributário é fundamental para evitar que você pague uma carga tributária maior que a necessária. Entre as opções mais utilizadas pelas clínicas está o Lucro Presumido, onde o valor pago pelos impostos segue uma predeterminação do governo. Nesse caso, ainda que você tenha um faturamento maior do que o previsto no período, pagará apenas pelo que foi presumido e não pelo lucro real. No entanto, tenha atenção em relação a esse regime tributário, pois em casos de prejuízo, terá que pagar os impostos mesmo assim.

LEIA TAMBÉM: Veja  tudo o que você precisa saber sobre a abertura de CNPJ para médicos neste guia completo

Outra opção interessante e bastante utilizada é o Simples Nacional, geralmente escolhida pelos micro e pequenos consultórios. Entre as principais vantagens está a praticidade no pagamento de impostos, já que toda a carga tributária é recolhida em uma só guia, com um valor mais acessível. No entanto, o faturamento bruto anual não deve ultrapassar o valor de R$ 4,8 milhões.

2. Principais impostos a pagar

Como já é do conhecimento da população, a legislação brasileira, além de extensa, é bastante complexa, o que pode levar pessoas que não têm conhecimento em contabilidade a deixarem a empresa vulnerável aos problemas fiscais. Para que isso seja evitado, é importante que você conheça bem os impostos relacionados a sua atuação. No entanto, os valores variam de acordo com o regime tributário escolhido.

Veja resumidamente os impostos pagos pela pessoa jurídica:

– Imposto de renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);

– Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) – Esse imposto é aplicado sobre a receita bruta da clínica e destinado à Previdência e à Assistência Social;

– Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) – Imposto cobrado de todas as pessoas jurídicas como uma forma de apoio à Seguridade Social;

– INSS, com incidência direta na folha de pagamento;

– Programa de Integração Social (PIS);

– Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), com taxa diferente dependendo do município.

3. Software de gestão para clínicas

Para facilitar e agilizar todo o processo de gestão da sua clínica, é importante que você conheça as opções de software e as suas funcionalidades antes de adotar um. Dessa forma, será possível também simplificar a rotina da contabilidade.

LEIA TAMBÉM: Descubra tudo o que pode mudar para a sua empresa com a Reforma Tributária

Na ferramenta você deverá contar com algumas funções como a emissão de notas fiscais e o atendimento aos principais pré-requisitos contábeis, sempre de maneira prática, além de armazenar todas as informações importantes do seu paciente.

Você sabia que um escritório de contabilidade pode reduzir os encargos tributários da sua empresa?

Tradição e eficiência há 30 anos no mercado de contabilidade, Canella & Santos é uma empresa com estrutura pronta, formada por colaboradores especializados para oferecer o suporte que a sua empresa precisa para crescer.

Tenha mais tempo para lucrar, contando com um suporte especializado no seu modelo de negócio! A Canella & Santos oferece o controle e emissão de recibos de pagamento para prestadores de serviços, sistema de gestão financeira, abertura e legalização de empresas, assessoria contábil e fiscal para área de serviços, planejamento tributário, departamento legal e muito mais!

Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre assuntos relacionados à contabilidade para Igrejas, Agências de Veículos, construção civil, prestadores de serviço e escolas.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
O Senado Federal aprovou no mês de agosto um Projeto…
Cresta Posts Box by CP
html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(24) 3025-8700
WHATSAPP
(24) 99931-4445
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO