Aprenda a realizar de forma correta o cálculo da folha de pagamento na sua construtora
Veja como ter total assertividade no cálculo de folha de pagamento e tenha a sua construtora sempre em dia com as obrigações trabalhistas.
Gerenciar uma construtora não é fácil e você bem sabe disso, pois tem diversas demandas para lidar em sua rotina e uma série de obrigações a cumprir, para que tudo funcione de forma impecável e dentro do que rege a legislação específica.
Fatores como as questões contábeis, tributárias e trabalhistas são cruciais para um bom desenvolvimento do negócio e é sempre bom estar alerta quanto a esses quesitos, para que a sua gestão seja tranquila, de modo a afastar o seu negócio de possíveis problemas.
A gente sabe que quando o assunto é Engenharia, você é especialista e dá o seu melhor para o êxito em todos os projetos dos seus clientes, mas também sabemos que os aspectos de bastidores, citados anteriormente, costumam ser o calcanhar de aquiles dos gestores deste setor.
Mas calma, pois isso é bem comum e o importante é buscar meios para manter tudo em ordem.
Hoje, iremos falar de um ponto específico dos processos internos de uma construtora: a folha de pagamento.
E caso esse tipo de demanda, assim como os cálculos, seja algo complicado de gerenciar – até mesmo por conta de uma rotina atribulada – a gente faz questão de te explicar como fazer tudo da maneira correta.
Sendo assim, basta continuar a sua leitura para entender tudo sobre o cálculo da folha de pagamento para construção civil.
Cálculo da folha de pagamento: Como fazer?
Estar atento com as questões trabalhistas e tudo o que envolve a folha de pagamento dos seus funcionários é fundamental, não somente para estar em dia com as suas obrigações de empregador, mas também para afastar a sua empresa de problemas e garantir o êxito em possíveis processos trabalhistas.
Com isso, é fundamental saber quais os aspectos que caracterizam o vínculo empregatício, sendo elas:
- Jornada de trabalho com horários definidos (tanto de entrada como de saída);
- Questões ligadas à subordinação;
- Relação de trabalho entre a sua empresa e pessoa física (pagamentos).
Tudo isso está bem descrito na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e é muito importante que você tenha entendimento quanto a isso.
Dito isto, agora vamos te mostrar como realizar o cálculo da folha de pagamento dos seus colaboradores, de forma bem simples e objetiva.
- Salário-base do funcionário;
- Cálculo do INSS (que fica entre 7,65 e 11% sobre o salário);
- Imposto de renda (salário bruto – INSS);
- Vale-transporte (até 6% do salário);
- Vale-refeição (a ser definido pela empresa).
Sabemos que existem demais fatores variáveis que podem alterar a folha de pagamento em determinado período, como a contribuição sindical, faltas, hora extra ou adicional noturno.
Conte com a Canella e Santos!
Para organizar a sua folha de pagamento de forma correta e profissional e deixar a sua construtora em total conformidade com as leis trabalhistas, conte conosco, da Canella e Santos!
Somos um escritório especializado em contabilidade para construtoras e além de termos uma vasta experiência na sua área de atuação, dispomos dos melhores profissionais do mercado para atuar lado a lado com você, entendendo o seu negócio e auxiliando para as melhores tomadas de decisão.
Sendo assim, não hesite em nos contatar para contar com os nossos serviços especializados.