skip to Main Content
Contabilidade Para Médicos: Três Informações Que Você Precisa Saber Urgentemente

Contabilidade para médicos: três informações que você precisa saber urgentemente

Com o aumento do número de médicos recém-formados apostando no empreendedorismo como maneira de desenvolver suas carreiras, vem a necessidade de conhecer sobre contabilidade para otimizar a gestão financeira e manter um crescimento saudável do negócio. 

Por isso, preparamos este artigo especial com algumas informações fundamentais sobre contabilidade para você que acabou de iniciar a sua carreira médica e quer se lançar no empreendedorismo.

Separamos abaixo algumas questões burocráticas referentes à gestão financeira e tributária a fim de que você compreenda assuntos essenciais do mundo da contabilidade. No entanto, recomendamos que você busque um profissional com experiência e capacitação adequadas para obter uma consultoria contábil especializada e diminuir os riscos do seu negócio.

Confira estas três dicas:

1. Opte sempre por atuar como pessoa jurídica

Dúvida bastante comum entre os médicos recém-formados, muitos acreditam que é mais vantajoso atuar como pessoa física (PF) do que como pessoa jurídica (PJ). Mas isso não é verdade.

Isso porque, ao optar pela PJ, você terá uma carga tributária menor. Como pessoa física, os impostos incidentes podem chegar a 27,5%, de acordo com a tabela progressiva do Imposto de Renda, o que significa uma fatia bem grande daquilo que você recebe.

Já como pessoa jurídica, em qualquer uma das opções tributárias (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), você pagará uma carga tributária mais baixa. Além disso, você se beneficia de ter um negócio formal, podendo emitir notas fiscais, participar de licitações públicas e conseguir empréstimos para empresas nas instituições financeiras.

2. Conheça os regimes tributários

Após entender os benefícios de atuar como pessoa jurídica, você precisa conhecer os regimes tributários para poder escolher aquele que melhor se encaixa à sua realidade, evitando pagar impostos desnecessários.

Entre as opções estão: Microempreendedor Individual (MEI), Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. No nosso blog, temos diversos artigos sobre as principais questões referentes aos regimes tributários e outros assuntos relacionados.

3. Tenha atenção com a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) 

A DMED, instituída pela Receita Federal do Brasil, é obrigatória para todos os prestadores de serviços de saúde no Brasil, independentemente do regime tributário. Nela, deverá conter informações de pagamentos recebidos por pessoas jurídicas prestadoras de serviço de saúde e operadoras de planos privados.

O objetivo é validar as informações sobre despesas médicas contidas na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda (IR). Além dos médicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, laboratórios, hospitais, clínicas médicas de qualquer especialidade, serviços de próteses dentárias e ortopédicas, serviços radiológicos, estabelecimentos geriátricos e qualquer estabelecimento do ramo da saúde também são obrigados a fazer a Declaração de Serviços Médicos.

3. Conheça os principais tributos das clínicas médicas

Com a alta carga tributária do país, conhecer muito bem todas as obrigações fiscais é fundamental para evitar qualquer tipo de dor de cabeça com a Receita Federal no futuro. 

Por isso, confira os principais impostos que você tem que pagar:

– Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);

– Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);

– Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);

– INSS, com incidência direta na folha de pagamento;

– Programa Nacional de Integração Social (PIS);

– Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), com taxa diferente dependendo do município.

E, por fim, conte com o suporte de um escritório de contabilidade para cuidar de toda a burocracia tributária do seu negócio, evitando pagar impostos desnecessários ou deixar de quitar tributos obrigatórios. Dessa forma, você economiza tempo, investindo-o no desenvolvimento do seu empreendimento e no melhor atendimento para seu cliente.

Você sabia que a Canella & Santos possui diversas soluções em contabilidade para auxiliar a gestão financeira do seu negócio?

A Canella & Santos oferece controle e emissão de recibos de pagamento para prestadores de serviços, sistema de gestão financeira, abertura e legalização de empresas, e assessorias contábil e fiscal para área de serviços, planejamento tributário, departamento legal e muito mais!

Com tradição e eficiência e há 30 anos no mercado de contabilidade, a Canella & Santos é uma empresa com estrutura pronta, formada por colaboradores especializados, para oferecer o suporte que a sua empresa precisa para crescer.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre assuntos relacionados à contabilidade para igrejas, agências de veículos, construção civil, prestadores de serviço e escolas.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Funcionários contratados pelo regime de Consolidação das Leis de Trabalho…
Cresta Posts Box by CP
html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(24) 3025-8700
WHATSAPP
(24) 99931-4445
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO