skip to Main Content
O Que é E Como Contabilizar O Capital Subscrito Na Empresa?

O que é e como contabilizar o capital subscrito na empresa?

Todos os empreendedores precisam fazer um plano de negócio durante o planejamento da abertura de uma empresa. Esse plano deve conter, entre outros quesitos, a descrição dos investimentos. Entre os recursos possíveis, está o capital subscrito, que é o tema do nosso artigo especial.

Nesta publicação, você irá entender o que é capital subscrito e como contabilizá-lo na sua empresa. Não deixe de ler o texto até o fim!

O que é capital subscrito?

O capital subscrito é um recurso que um acionista ou cotista se compromete a realizar para formar o capital social da empresa em um prazo específico, constituindo a base do empreendimento em seus primeiros anos.

O acordo com o futuro investimento é concretizado após o sócio assinar um documento sob orientação jurídica e com o conhecimento de todos os envolvidos no processo.

Caso a empresa seja do tipo S.A., esse investidor recebe ações em troca dos seus recursos. Se for uma empresa do tipo Ltda., ganha cotas de participação.

Também é importante saber que esse recurso pode ser investido de diferentes formas além de dinheiro, como imóveis, equipamentos, automóveis e outros bens.

LEIA TAMBÉM: Descubra como fazer o controle de contas na sua empresa de maneira simples e eficiente

Qual a diferença entre capital subscrito e capital integralizado?

Como falado anteriormente, o capital subscrito é uma promessa de investimento em troca de ações ou cotas, dependendo do tipo jurídico do negócio.

Já quando o sócio realiza a transferência dos recursos para o empreendimento, o capital subscrito torna-se um capital integralizado. Com isso, o investimento passa a ser contabilizado como capital social da empresa.

LEIA TAMBÉM: Descubra como alterar o enquadramento social da sua empresa

Além disso, existe o capital a integralizar: quando o sócio ou acionista subscreve um determinado recurso e não injeta o investimento no prazo estabelecido, ele transforma a dívida em um capital a integralizar.

Como contabilizar o capital subscrito?

O capital subscrito deve ser contabilizado a partir da regra débito e crédito dos lançamentos contábeis, aparecendo no balanço patrimonial da empresa. Devido ao fato de o capital subscrito ser uma promessa do sócio que será cumprida em um prazo futuro, o recurso deve aparecer inicialmente na coluna dos valores passivos.

Quando o capital subscrito começar a ser integralizado, seja em dinheiro, seja na forma de bens, os valores passam a ser debitados na coluna de ativos do balanço patrimonial.

Atenção: apesar de não ser necessária a comprovação de os sócios terem condições de arcar com o capital subscrito perante a Junta Comercial, é importante fazer a integralização do investimento no prazo acordado e guardar todos os comprovantes da operação. Dessa forma, evitam-se dores de cabeça com eventuais problemas junto aos órgãos governamentais de fiscalização, como a Receita Federal ou o Ministério do Trabalho.

Em caso de dificuldade em contabilizar o capital subscrito, você pode contar com o suporte de um escritório de contabilidade, com profissionais especializados e experientes. 

Na Canella & Santos, você encontra um atendimento humanizado e personalizado, pensado especialmente para as suas necessidades, tornando a administração do seu negócio muito mais simples e fácil para você poder focar o que realmente importa: o crescimento e desenvolvimento do seu negócio!

Você sabia que a Canella & Santos possui diversas soluções em contabilidade para auxiliar a gestão financeira do seu negócio?

A Canella & Santos oferece controle e emissão de recibos de pagamento para prestadores de serviços, sistema de gestão financeira, abertura e legalização de empresas, e assessorias contábil e fiscal para área de serviços, planejamento tributário, departamento legal e muito mais!

Com tradição e eficiência e há 30 anos no mercado de contabilidade, a Canella & Santos é uma empresa com estrutura pronta, formada por colaboradores especializados, para oferecer o suporte que a sua empresa precisa para crescer.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre assuntos relacionados à contabilidade para igrejas, agências de veículos, construção civil, prestadores de serviço e escolas.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Com o aumento do número de médicos recém-formados apostando no…
Cresta Posts Box by CP
html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(24) 3025-8700
WHATSAPP
(24) 99931-4445
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO