Está pensando em abrir uma empresa de engenharia, mas ainda não sabe como fazer ou por onde começar? Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este artigo especial com dicas importantes sobre o tema!
Uma empresa de engenharia requer alguns cuidados semelhantes a outros tipos de negócio, como lidar com a regulamentação do segmento. Para isso, você deve contar com um escritório de contabilidade, que possua profissionais experientes para ajudá-lo neste processo de abertura da empresa.
Com o suporte de um escritório de contabilidade, será mais fácil adequar seu negócio às exigências da regulamentação, escolher corretamente o tipo de empresa a ser aberto e o regime de tributação, que são passos fundamentais para garantir a saúde financeira do seu empreendimento.
Passo a passo para abrir uma empresa de engenharia
Descubra as etapas para a abertura do seu negócio:
1. Faça o registro no conselho profissional da área
Com este registro, será permitido que na sua atuação seja solicitada a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). De acordo com a legislação, todas as áreas tecnológicas que são fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea, como Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, precisam atuar mediante este registro.
LEIA TAMBÉM: Tempo médio para abrir empresa no Brasil cai para 23 horas
2. Escolha o formato da sua empresa
Com o auxílio de um escritório de contabilidade, identifique qual o melhor tipo de empresa para o seu negócio, além do porte para o faturamento previsto.
As empresas de engenharia podem ser:
– Sociedades Limitadas (Ltda.);
– Empresário Individual (EI);
– Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
Além disso, será necessário que você identifique no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) qual a descrição que mais se encaixa na atuação da sua empresa.
3. Faça o registro na Junta Comercial do estado e na Receita Federal
Ao fazer o registro na Junta Comercial do seu estado e na Receita Federal, você obtém a documentação para a abertura do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
LEIA TAMBÉM: Saiba quais são os cinco crimes tributários mais cometidos pelas empresas
A documentação que deve ser enviada varia de acordo com o tipo de empresa escolhida. Verifique a lista com o seu contador.
Após conseguir o CNPJ, faça o registro na prefeitura para ter acesso à inscrição municipal da sua empresa. Nesta fase, você começa a pagar as taxas de abertura do seu negócio.
4. Faça o registro da empresa no Crea
Por fim, é necessário fazer o registro da sua empresa no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) como prestadora de serviços de engenharia. Assim, você garante a fiscalização sobre os trabalhos dos engenheiros e das empresas nas áreas técnicas.
Você sabia que a Canella & Santos pode ajudar na abertura da sua empresa?
Com tradição e eficiência e há décadas no mercado de contabilidade, a Canella & Santos é uma empresa com estrutura pronta, formada por colaboradores especializados, para oferecer o suporte de que seu empreendimento precisa para crescer.
Contrate um dos nossos planos de contabilidade e abra sua empresa de forma simples e rápida!
– Empresa 100% regularizada.
– Melhor enquadramento tributário.
– Pagamento mínimo de impostos.
Conte com a Canella & Santos para simplificar o processo de abertura do seu CNPJ e manter a contabilidade do seu empreendimento em dia.
EMPREENDA DA FORMA CERTA E SEM DOR DE CABEÇA!
Realizamos todo o processo de emissão do seu CNPJ na Receita Federal e elaboramos o contrato social para protocolar a documentação na Junta Comercial.
Também providenciamos os alvarás de localização e funcionamento, além de enquadrar seu negócio no regime tributário adequado, garantindo o pagamento mínimo de impostos.
Confira algumas vantagens de abrir uma empresa com a Canella & Santos:
– emissão e importação de notas fiscais;
– suporte especializado;
– atendimento ágil e personalizado;
– controle de impostos e rotinas.
Nunca foi tão fácil abrir um negócio!
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre assuntos relacionados à contabilidade para igrejas, agências de veículos, construção civil, prestadores de serviço e escolas.