skip to Main Content
Descubra Como Alterar O Enquadramento Social Da Sua Empresa

Descubra como alterar o enquadramento social da sua empresa

Há ocasiões em que a mudança do enquadramento social pode ser uma opção financeiramente mais interessante para a empresa, mas há também aquelas em que a mudança é inevitável. Para ambos os casos, neste artigo, iremos ajudar você e explicar como é possível alterar o enquadramento social do seu negócio.

Essas situações são bem mais comuns do que possa parecer, sendo motivadas, geralmente, pela mudança de ramo ou adequação a um novo faturamento, seja ele maior ou menor. Um exemplo bastante comum é o Microempreendedor Individual (MEI) que, ao alcançar o teto anual de R$ 81 mil, é obrigado a alterar o seu enquadramento social.

Como mudar o enquadramento social da empresa?

Para iniciar a mudança do enquadramento social do negócio, é necessário realizar o ajuste do ramo de atividade no contrato social e comunicar à Junta Comercial do seu estado sobre essa alteração.

Mas atenção: antes do início desse processo, é importante destacar que você deve procurar um contador para isso. Esse especialista será responsável por avaliar o melhor enquadramento para a sua empresa, as vantagens e os riscos. Por isso, conte com um escritório de contabilidade com grande experiência e credibilidade no mercado.

LEIA TAMBÉM: Saiba o que muda no INSS pró-labore em 2022

Feito isso, será preciso atualizar o ajuste nos órgãos de registro da sua empresa sob o risco de o seu negócio ficar irregular. No caso de o empreendimento possuir atividades com contribuições de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), também será necessário realizar o enquadramento fiscal na Secretaria da Fazenda do seu estado.

A prefeitura também precisa ser comunicada sobre a mudança do ramo de atividade. Caso contrário, pode haver implicações relacionadas ao alvará. Além disso, em alguns casos, também é preciso ajustar a mudança nos órgãos de representação de classe.

Por fim, mas não menos importante, esteja atento às alterações que impactam as questões tributárias e legais, além do regime tributário escolhido. Com isso, considere a possibilidade de novos impostos e novas alíquotas que serão pagas a partir da mudança.

E, devido à complexidade do processo e da importância de ter um olhar cuidadoso em cada etapa, é importante que você contrate um profissional com experiência na área para auxiliá-lo durante a mudança de enquadramento social da sua empresa. Dessa forma, você otimiza o seu tempo e a parte burocrática, além de evitar dores de cabeça no futuro com algum erro em uma das etapas.

Quais os tipos de enquadramento empresarial existentes?

O enquadramento empresarial, também conhecido como formato jurídico, é definido como um conjunto de regras que descreve a formação organizacional e econômica de uma empresa.

Esse formato ou categoria do empreendimento irá variar de acordo com a quantidade de donos ou sócios, além de exigências relativas ao capital social, por exemplo.

Confira a seguir os tipos de enquadramento:

  1. Microempreendedor Individual (MEI);
  2. Empresa Individual (EI);
  3. Sociedade Anônima (S.A.);
  4. Sociedade Limitada (LTDA.);
  5. Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
  6. Sociedade Simples

Vale também destacar que, em 2021, o formato conhecido como Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) foi extinto e substituído pela SLU. O principal motivo para o seu fim foi que a categoria ficou obsoleta com as mudanças no cenário econômico do Brasil nos últimos anos.

LEIA TAMBÉM: Saiba o que NÃO fazer na hora de declarar o Imposto de Renda 2022

Você sabia que um escritório de contabilidade é capaz de reduzir legalmente a tributação da sua empresa e diminuir os riscos do negócio? A Canella & Santos pode ajudar você nessas tarefas!

A Canella & Santos oferece controle e emissão de recibos de pagamento para prestadores de serviços, sistema de gestão financeira, abertura e legalização de empresas, e assessorias contábil e fiscal para área de serviços, planejamento tributário, departamento legal e muito mais.

Com tradição e eficiência e há 30 anos no mercado de contabilidade, a Canella & Santos é uma empresa com estrutura pronta, formada por colaboradores especializados para oferecer o suporte que sua empresa precisa para crescer.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre assuntos relacionados à contabilidade para igrejas, agências de veículos, construção civil, prestadores de serviço e escolas.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Diversos fatores levaram a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)…
Cresta Posts Box by CP
html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(24) 3025-8700
WHATSAPP
(24) 99931-4445
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO