skip to Main Content
Impostos Na Construção Civil – Como Não Pagar A Mais?

Impostos na construção civil – como não pagar a mais?

Descubra se você tem pago mais impostos do que deve e como reverter essa situação!

Não deixe que os impostos sejam um empecilho para o crescimento do seu negócio na construção civil, entendendo como pagar apenas o necessário 

Ter um negócio na área de construção civil demanda um cuidado impecável com todos os fatores necessários para que tudo funcione de forma adequada. 

Ou seja, é preciso ter uma boa gestão dos projetos, cuidar bem dos aspectos financeiros e orçamentos e, além disso, estar em dia com todas as obrigações que viabilizam o funcionamento regular do seu negócio, dentre elas, os impostos… 

Sabemos que falar sobre impostos é tocar em um assunto complexo e que, muitas vezes, gera dor de cabeça em muitos empresários, contudo, preparamos este artigo justamente com o intuito de que você não tenha mais problemas com isso.

Impostos na construção civil – como funcionam?

Assim como todo negócio, os impostos são uma responsabilidade com a qual você precisa arcar para poder funcionar em conformidade com a Receita Federal. 

Contudo, a tributação brasileira é complexa, com altos valores de alíquotas e diversas especificidades nas legislações, o que, comumente, faz com que diversos gestores da área de construção civil paguem mais impostos do que devem. 

A principal razão para isso se dá pelo regime monofásico e substituição tributária, que levam ao pagamento de impostos os quais não eram necessários. 

Regime monofásico e substituição tributária 

De forma bem resumida, quando se tem o regime monofásico e a substituição tributária, impostos como o PIS, COFINS e ICMS só precisam ser pagos no início da cadeia tributária.

Na construção civil, a base de construção civil são os impostos da prestação de serviço, contudo, quando utilizados materiais de construção na obra, é aplicado o regime de substituição tributária.

Isso significa que, na apuração dos seus impostos, esses devem ser deduzidos. 

Contudo, ocorre que muitas empresas acabam pagando novamente, sem necessidade, o que gera notáveis prejuízos para a empresa. 

Recuperação de crédito tributário 

Entretanto, existe uma solução para esse problema, que é a recuperação de crédito tributário. 

Esse é um direito do seu negócio, previsto na legislação, o qual garante que você possa recuperar o que foi pago a mais nos últimos 5 anos, mediante uma apuração precisa, realizada por profissionais contábeis e apresentação de comprovantes. 

A solução para não pagar impostos a mais está em um planejamento tributário preciso!

Ainda que exista uma solução para caso impostos sejam pagos a mais, o ideal é que essa situação seja evitada e você, gestor, garanta a conformidade do seu negócio com custos tributários enxutos. 

E isso é possível! 

Por meio de um planejamento tributário feito, considerando as especificidades do seu negócio e garantindo o enquadramento adequado, bem como a aplicação de todos os aspectos da legislação que podem te beneficiar, você não pagará impostos a mais.

Conte conosco, da Canella & Santos

Se você quer garantir a elaboração de um planejamento tributário impecável para o seu negócio, já está no lugar certo. 

Nós, da Canella & Santos, somos uma contabilidade especializada em construção civil e dispomos de profissionais com a expertise e experiência necessárias para cuidar disso.

Assim, você terá um planejamento tributário adequado e impostos não serão mais uma dor de cabeça no seu dia a dia. 

Sendo assim, não hesite em contar conosco!

Fonte: Abrir Empresa Simples

QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA CONSTRUTORA

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação Rápida

Contabilidade em Volta Redonda – RJ | Canella & Santos Contabilidade LTDA

Desenvolvido por Inside Digital

Recomendado só para você
Admissão: Checklist para contratar um novo funcionário na sua empresa…
Cresta Posts Box by CP
html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(24) 3025-8700
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO