skip to Main Content
NFS-e Nacional: Descubra O Que é E Suas Vantagens

NFS-e nacional: descubra o que é e suas vantagens

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) vem passando por um processo de tentativa de adoção em um sistema unificado desde o ano de 2016. Esse tipo de nota fiscal é destinado ao recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS), que é um tributo municipal. 

Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o que é NFS-e nacional e suas vantagens.

Por ser um imposto municipal, cada prefeitura pode desenvolver o próprio projeto. Por isso, o objetivo desta nota fiscal é criar um padrão único para todo o país, simplificando a tributação.

De acordo com uma publicação recente do Jornal Contábil, essa unificação deve acontecer em breve graças a uma parceria entre a Receita Federal, a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Essa união resultou na construção de um sistema web para a emissão da NFS-e nacional.

Mas o que é a NFS-e nacional?

A NFS-e nacional é um projeto que está sendo desenvolvido de forma integrada com o propósito de padronizar e otimizar a qualidade das informações inseridas na nota fiscal de prestação de serviço.

LEIA TAMBÉM: Você sabia? MEI, microempresas e empresas de pequeno porte terão acesso a fundo garantidor

A expectativa é de que, com essa implementação, a nota fiscal siga um padrão em todas as cidades brasileiras, diferentemente do que acontece atualmente, e seja gerada e armazenada digitalmente.

Como as prefeituras poderão aderir à NFS-e nacional?

A padronização foi pensada e desenvolvida para atender às necessidades de todos os municípios do país, trazendo inúmeras vantagens para o contribuinte, bem como a possibilidade de fazer cruzamentos fiscais entre as cidades que aderirem ao novo modelo.

Com a implementação do projeto, haverá, então, um emissor gratuito nacional de nota fiscal de serviços. Espera-se, ainda, que ele funcione assim como a Secretaria da Fazenda (Sefaz), onde os XMLs ficam disponíveis por um curto período, e a guarda deles fica a cargo das empresas.

LEIA TAMBÉM: Descubra como fazer o controle de contas na sua empresa de maneira simples e eficiente

A adesão dos municípios não será obrigatória. Porém, espera-se que, gradativamente, os mais de 5 mil municípios estejam inseridos na NFS-e nacional. Para fazer a inscrição, basta a prefeitura entrar em contato com a Sefaz do seu respectivo estado.

Conheça as vantagens da unificação da NFS-e

A padronização da nota fiscal de serviço traz uma série de benefícios, como:

– segurança da informação;

– simplificação do ISS e redução dos custos;

– possibilidade de fazer cruzamentos fiscais com notas de outras cidades;

– avanço tecnológico acessível para cidades pequenas;

– redução de custos com impressão de papéis;

– redução do envolvimento involuntário em práticas fraudulentas.

E, para aproveitar esses benefícios e otimizar os resultados do seu negócio, você pode contar com o suporte de um escritório de contabilidade experiente e com credibilidade no mercado. Com o apoio de profissionais contábeis qualificados, ficará muito mais fácil administrar o seu negócio e vê-lo crescer na sua cidade.

Conheça a Canella & Santos, uma empresa com mais de 30 anos no mercado e que é reconhecida pela excelência dos serviços prestados, atuando com clientes de diferentes tipos de segmentos.

Você sabia que a Canella & Santos possui diversas soluções em contabilidade para auxiliar a gestão financeira do seu negócio?

A Canella & Santos oferece controle e emissão de recibos de pagamento para prestadores de serviços, sistema de gestão financeira, abertura e legalização de empresas, e assessorias contábil e fiscal para área de serviços, planejamento tributário, departamento legal e muito mais!

Com tradição e eficiência e há décadas no mercado de contabilidade, a Canella & Santos é uma empresa com estrutura pronta, formada por colaboradores especializados, para oferecer o suporte de que seu empreendimento precisa para crescer.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre assuntos relacionados à contabilidade para igrejas, agências de veículos, construção civil, prestadores de serviço e escolas.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Você sabia que os candidatos eleitorais possuem obrigações contábeis com…
Cresta Posts Box by CP
html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(24) 3025-8700
WHATSAPP
(24) 99931-4445
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO