Entenda qual a real relevância da legalização de empresas e como fazer a sua sem cometer erros!
Sonhos foram feitos para serem elaborados por um tempo, mas, quando existe um propósito forte o suficiente, a realidade começa a exigir que ele seja concretizado – e você que está encarregado de fazer isso!
Contudo, nem todo sonho é fácil, principalmente os que mais trazem retorno, afinal, grandes conquistas exigem muito esforço de seus realizadores.
Sendo assim, sua ambição foi a de adquirir seu espaço no meio empreendedor e, de fato, sempre existe lugar para o surgimento de novos negócios, todavia, a concorrência nunca foi muito gentil – principalmente, com os iniciantes.
Porém, antes de enfrentar os concorrentes, é preciso ser um empreendimento em si, certo? Sendo assim, hoje vamos te ajudar a dar esse grande passo em sua vida, guiando através do processo de legalização de empresas e comentando sobre sua importância!
E então, vamos lá? Boa leitura!
Entenda qual a real importância em realizar corretamente a legalização de empresas!
Bom, em suma, realizar corretamente a legalização de empresas evita que o empreendedor fique fora da lei em relação às operações que serão efetuadas, portanto, impede que o Estado precise intervir em prol da correção de fatores ilegais sob sua gestão.
Ou seja, evita que seu sonho seja destruído, muitas vezes, antes mesmo de começar.
Quais são os passos a serem percorridos para a legalização de empresas?
Então, se estava preocupado sobre como se realiza corretamente a legalização de empresas, chegou a hora de sanar essa dúvida!
Verifique a viabilidade
Na primeira etapa, é preciso verificar a viabilidade do seu projeto, como se já existem outras empresas com nomes iguais ou similares e a elaboração do contrato social.
Registro na junta comercial
Nessa fase, você deve apresentar vários documentos para que seja feito o registro na junta comercial competente ao seu estado de atuação, sendo assim, é o primeiro passo que aproximará concretamente o seu sonho da realidade!
Registro no Estado
Agora, atenção, esse passo só é necessário se o seu empreendimento exigir o cumprimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), como lojas ou indústrias.
Alvará de funcionamento
Aqui, será necessário que o imóvel que será utilizado para sua atuação compreenda às características estabelecidas pela Prefeitura do local de suas futuras atividades e, assim, deve-se providenciar que tudo corresponda às exigências desse órgão.
Alvará do Corpo de Bombeiros
Estamos quase lá! Então, o alvará do Corpo de Bombeiros leva em consideração as atividades que serão realizadas e as condições para a prevenção de incêndios e outros acidentes similares.
Cadastro na Caixa
Por fim, independentemente de possuir ou não funcionários para te auxiliar nessa jornada, é preciso ter cadastro na Caixa Econômica Federal, pois, dessa forma, será possível contribuir com o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviços.
Não dê sorte para o azar!
Visto tudo o que foi dito, é possível enxergar que esse processo pode ser complicado, principalmente se você acabar por cometer algum erro em meio a esse processo, o que também pode prolongar a realização dos seus sonhos…
Então, é preciso contar com profissionais que saibam exatamente o que fazer para que os seus anseios saiam do papel o mais rápido possível e ganhem vida, ou seja, o necessário é um serviço contábil que queira realizar seu sonho tanto quanto você: nós, da Canella & Santos Assessoria Empresarial e Contábil!
Entre em contato com a gente e descubra como é possível contar com alguém no caminho para o sucesso!