Guia para saber qual a melhor tributação para clínica médica
Saiba como decidir qual a melhor tributação para clínica médica e garantir a conformidade do seu negócio!
Ao abrir a sua clínica médica, o seu grande objetivo foi o de conseguir viver por meio de um negócio que promove a saúde e bem-estar das pessoas, não é mesmo?
E, de fato, as clínicas médicas desempenham esse papel de extrema importância…
Entretanto, para isso, é preciso ter colaboradores adequados, equipamentos, um bom espaço físico, planejamento, uma boa gestão dos processos, cumprir com as diversas obrigações e tantos outros aspectos.
E então, lidar com tudo se torna o grande desafio a ser vencido.
Dessa forma, sabendo como você, gestor, precisa cuidar de diversos aspectos, preparamos este artigo para falar sobre a tributação da sua clínica e te nortear para fazer as melhores escolhas, que irão garantir que este assunto não seja um problema para você.
Os regimes de tributação
Antes de falar sobre qual a melhor tributação para clínica médica, é preciso conhecer e entender as principais características dos regimes de tributação que você pode optar, sendo eles três:
Cada um possui suas especificidades, as quais vamos falar de forma geral para que você tenha uma base para tomar sua decisão.
Lucro Presumido
O próprio nome é um indicativo do que se trata, sendo que, neste regime, a base de cálculo é de acordo com o que se presume que sua clínica lucrou.
Esse é um dos regimes mais recomendados para clínicas médicas, por permitir o usufruto de benefícios fiscais que reduzem a carga tributária.
Seu limite de faturamento é de R$ 78 milhões.
Lucro Real
Aqui o nome também é um indicativo do que se trata, neste caso, a base de cálculo é de acordo com o que a sua clínica, de fato, lucrou.
Por conta disso, é considerado o mais complexo dentre os regimes e não possui limite de faturamento.
Simples Nacional
A sua simplicidade é real e viabilizada pelo Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS, o qual unifica diversos impostos em uma só guia, facilitando o pagamento.
Contudo, é preciso ter muita atenção na apuração quando se está enquadrado nesse regime tributário.
Seu limite de faturamento é de R$ 4,8 milhões anuais.
Mas afinal, qual a melhor tributação para clínica médica?
Apesar do Lucro Presumido ser comumente recomendado, para obter uma resposta segura para esse questionamento, apenas com a realização de um planejamento tributário.
Por meio dele, são analisadas as especificidades da sua clínica e como seria em cada regime, de forma a identificar qual o mais adequado, que oferece menores custos e mais benefícios fiscais.
Portanto, o planejamento tributário é crucial para uma resposta realmente assertiva para essa questão.
Conte com a Canella e Santos!
E para chegar na resposta desse questionamento para sua clínica, você pode contar conosco, da Canella e Santos.
Nossos profissionais estão prontos para te auxiliar a definir qual a melhor tributação para clínica médica e garantir completa conformidade do seu negócio, para que ele possa funcionar distante de problemas.
Sendo assim, não hesite em nos contatar! Estamos apenas aguardando você.