Em todas as áreas de negócios, existem erros que são considerados bastante comuns. No campo da contabilidade não é diferente. E os erros contábeis podem gerar grandes prejuízos, complicações e dores de cabeça para os gestores.
Esse tipo de erro pode causar multas e penalizações, gerando diversos danos à saúde da empresa e podendo até comprometer seu futuro. Para evitar que isso aconteça, conte com um escritório de contabilidade experiente e com credibilidade para cuidar das finanças do seu negócio.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Conheça 5 erros contábeis bastante comuns!
Alguns erros são cometidos por falta de organização adequada, outros pela busca de agilidade e alguns pela inexperiência. Porém, independentemente do motivo, eles são capazes de causar grandes dores de cabeça aos gestores.
Confira agora alguns erros bastante comuns em contabilidade:
1. Não emitir notas fiscais (NF)
Este erro é muito perigoso. Emitir incorretamente, negar a emissão ou não emitir a nota fiscal é crime! É com a emissão dela que o Fisco se mantém atualizado com relação às movimentações financeiras das empresas. Portanto, a NF é um documento obrigatório na gestão contábil da sua empresa.
LEIA TAMBÉM: Descubra quais são as obrigações mensais que a sua empresa possui com o Governo
Ao deixar de emiti-la, sua empresa fica sem reter os impostos, e o negócio passa a atuar na ilegalidade, o que pode resultar em diversas implicações e dores de cabeça perante a lei.
2. Deixar de pagar os impostos ou cometer erros no pagamento
Além de complexo, o regime tributário brasileiro também é bastante rigoroso. Cometer erros no pagamento de impostos ou deixar de efetuá-lo pode gerar multas e punições pesadas junto ao Fisco.
3. Não fazer o planejamento tributário
Ferramenta importante para organizar e estabelecer prazos adequados para o pagamento de tributos, o planejamento tributário deve ser criado e cumprido para garantir a saúde financeira da empresa.
O não cumprimento adequado do planejamento tributário poderá acarretar o pagamento de taxas desnecessárias, além do risco de infração nas exigências tributárias legais.
4. Erros nos cálculos
Para evitar erros no fluxo de caixa ou no livro contábil, é necessário realizar essas tarefas com atenção e, depois, revisar os dados lançados rigorosamente. Falhas como erros de digitação podem ocorrer, e isso pode gerar prejuízos financeiros para a empresa.
LEIA TAMBÉM: Você conhece o poder de indicar um cliente para empresas parceiras e de confiança?
5. Não separar as contas pessoais da empresa
Um erro bastante comum também, principalmente entre os micro e pequenos empreendedores, é misturar as contas pessoais com as contas da empresa.
Esse mau hábito pode comprometer o histórico financeiro, tornando-o desorganizado, e inviabilizando-o. Isso pode, inclusive, fazer com que as contas não sejam pagas no fim do mês.
Ou seja, mantenha as contas da sua empresa separadas, evitando fazer retiradas do caixa da dela para despesas pessoais. Isso irá preservar a saúde financeira do seu negócio.
Em caso de dificuldade em corrigir esses e outros erros comuns na contabilidade do seu negócio, conte com o auxílio de profissionais especializados e capacitados para ajudar na gestão do seu empreendimento.
Você sabia que a Canella & Santos possui diversas soluções em contabilidade para auxiliar a gestão financeira do seu negócio?
A Canella & Santos oferece controle e emissão de recibos de pagamento para prestadores de serviços, sistema de gestão financeira, abertura e legalização de empresas, e assessorias contábil e fiscal para área de serviços, planejamento tributário, departamento legal e muito mais!
Com tradição e eficiência e há décadas no mercado de contabilidade, a Canella & Santos é uma empresa com estrutura pronta, formada por colaboradores especializados, para oferecer o suporte de que seu empreendimento precisa para crescer.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre assuntos relacionados à contabilidade para igrejas, agências de veículos, construção civil, prestadores de serviço e escolas.