Guia completo de precificação de serviços de TI
Guia completo de precificação de serviços de Tecnologia da Informação (TI)
Aproveite a super valorização no mercado e aprenda como realizar a precificação de serviços de TI
A precificação de serviços é pauta de muitos artigos na internet, principalmente nas áreas de tecnologia. Devido a pandemia do novo Coronavírus ter se instalado no Brasil e no mundo, a profissão de Tecnologia da Informação (TI), que anteriormente já tinha muita importância para as empresas que apostam na tecnologia, ganhou ainda mais durante a quarentena, e ainda não houve diminuição da procura.
No meio dessa supervalorização, estão os novos profissionais de Tecnologia da Informação (TI), ainda um tanto que perdidos com o turbilhão de acontecimentos na carreira.
E talvez agora você esteja se perguntando: Como devo realizar a precificação de serviços? Seguindo o momento de alta valorização? Com cálculos voltados para a minha produtividade? Levando em consideração a empresa que solicita o orçamento?
Sem mais delongas, vamos tentar ser o mais objetivo possível, afinal, os seus clientes esperam a precificação de serviços de tecnologia da informação, e eles não podem esperar muito, não é mesmo? Então vamos lá!
Como realizar a precificação de serviços de TI?
Para realizar o cálculo simples da precificação de serviços de TI, basta somar todas as despesas e margem de contribuição aos custo direto. Veja bem:
Somando o valor da prestação de serviços, aos custos que você possui para efetivamente prestar o serviço e o valor estipulado para despesas fixas, chegamos o preço do seu trabalho.
Então, basta se perguntar:
Quanto eu cobro por esse serviço?
Quanto eu tenho de despesas para efetuar esse serviço, mensalmente?
Quanto eu gasto com as despesas fixas mensais?
Pronto, some tudo e aí está o valor do seu trabalho. Mas, e se ficar muito caro para a empresa?
Bom, nesse caso, você pode oferecer os seus serviços de outras formas, a fim de diminuir os seus custos e abatê-los no somatório final. Veja bem;
Quanto a menos você gastaria se o trabalho fosse home office?
E se você não cobrar por hora?
É assim que você pode, de uma forma ou de outra, diminuir o seu orçamento para o cliente, mas não esqueça de não ter PREÇO e sim VALOR.
Precificação de serviços, mais que preço, valor!
Você, mais do que ninguém, sabe o valor que o seu trabalho tem para os seus clientes, ainda que muitos não entendam, aprenda a esclarecer primeiramente o valor que o seu serviço irá agregar para a empresa.
Não é apenas um orçamento, é uma oportunidade de mudar o rumo daquela empresa X, é a melhor forma que aquela empresa terá para colocar as coisas no eixo, e mais, caso ela não tenha esse serviço, provavelmente estará em desvantagem com a concorrência.
Para ter uma precificação de serviços adequada, que gere satisfação para você, se posicione! Seja ativo nas redes sociais, tenha um site com os seus cases de sucesso, apresente o valor do seu trabalho, e com certeza, você não terá mais dúvidas sobre quanto cobrar.
Conte com a Canella e Santos!
Nós, da Canella e Santos estamos prontos para te ajudar a encarar os seus desafios de perto, somos especialistas na área contábil, e podemos ajudá-lo a entender todas as suas finanças, antes e depois de fechar com os seus clientes. Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas, estamos ansiosos para conversar com você!
Gostou desse artigo? Compartilhe e assine a nossa newsletter, publicamos artigos constantemente para que você possa estar sempre atualizado. =)