Além de lidar com questões referentes à pedagogia e à educação, as escolas, assim como toda empresa, também precisam ter atenção ao setor financeiro e às estratégias e atividades que possam alavancar seu faturamento. Quer conhecer algumas dicas de contabilidade para escolas? Confira este artigo especial que vai ajudar você nessas tarefas.
Antes de tudo, é preciso compreender que o primeiro passo para aumentar o faturamento da sua escola é ter organização e planejamento. A partir disso e com seu conhecimento em gestão, será muito mais fácil conseguir extrair aquilo de melhor que sua empresa pode oferecer, favorecendo o crescimento do faturamento.
Confira as dicas que listamos a seguir para ajudar a sua empresa nessa jornada:
1. Aproveite a estrutura da instituição
Utilize os espaços vagos da instituição para cursos extracurriculares e aumente diretamente seu faturamento. Os momentos em que a quadra poliesportiva, a piscina, o laboratório de informática ou a sala de música estiverem sem aula são oportunidades de rentabilizar essas estruturas através de parcerias com professores e outras instituições.
LEIA TAMBÉM: Saiba como solicitar a devolução do pagamento em duplicidade do FGTS
Você também pode aproveitar um espaço livre ou o ginásio para realizar festas e outros eventos, como celebrações temáticas ou jantares com as famílias dos alunos. Outra opção é alugar os horários vagos do auditório. Ofereça este espaço para reuniões, palestras etc.
2. Utilize boas estratégias de marketing
Cuide da imagem da sua escola e do posicionamento estratégico dela no mundo digital. Gere conteúdo de valor para as pessoas e se torne uma autoridade dentro do mercado (por exemplo, com a produção de e-books, a presença nas redes sociais e os investimentos em cursos/aulões gratuitos e palestras).
Mas para que essa estratégia funcione, você precisa conhecer bem seu público. Por isso, trace o perfil dos seus alunos, realize pesquisas e invista na interação com sua audiência.
3. Utilize a tecnologia como aliada
Diante de taxas, impostos e tanta burocracia, é bastante fácil se esquecer de pagar algum tributo. Para evitar esse tipo de dor de cabeça no futuro, reúna-se com o seu contador para elaborar um planejamento que organize o fluxo de caixa.
LEIA TAMBÉM: Aprenda a fazer um planejamento tributário ainda hoje com esse passo a passo simples
Você também pode utilizar a tecnologia como aliada. Com um intermediador de pagamentos, por exemplo, você pode ter muito mais agilidade e controle, com custos menores do que aqueles praticados pelas instituições financeiras.
4. Conte com um bom contador e reduza os encargos tributários
A contabilidade para escolas é fundamental para uma boa gestão financeira dos recursos. Tão importante quanto aumentar o faturamento é fazer uma boa gestão deles. Dessa forma, você mantém um bom fluxo de caixa na instituição e abre espaço para um crescimento contínuo.
Planejar é muito mais do que montar um calendário. Um bom planejamento estratégico deve orientar o gestor sobre as condições atuais, esclarecer objetivos e metas, além de traçar os melhores caminhos para alcançá-los.
Para isso, é fundamental conhecer as regras tributárias. Assim, é possível ampliar as possibilidades de atuação da empresa, aumentar a lucratividade ao maximizar os ganhos e reduzir as despesas com tributos, o que pode tornar a empresa mais competitiva no mercado.
O planejamento tributário (ou elisão fiscal) é um conjunto de ações e estudos elaborado com o intuito de reduzir a carga tributária de uma empresa dentro da legalidade.
A partir de uma avaliação, os contadores analisam as características do negócio e orientam os gestores nas tomadas de decisão com relação ao pagamento dos impostos.
Você sabia que um escritório de contabilidade pode reduzir os encargos tributários da sua empresa?
Com tradição e eficiência e há 30 anos no mercado de contabilidade, a Canella & Santos é uma empresa com estrutura pronta e com mais de 30 colaboradores especializados para oferecer o suporte que a sua empresa precisa para crescer, atuando em serviços contábeis, fiscais, gestão pessoal, legalização de empresa, gestão financeira, certificado digital e muito mais!
Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre assuntos relacionados à contabilidade para igrejas, agências de veículos, construção civil, prestadores de serviço e escolas.