skip to Main Content
Clínica E Médicos: Saiba Mais Sobre A Contabilidade

Clínica e médicos: saiba mais sobre a contabilidade

Contabilidade para médicos e sua clínica. Há questões essenciais para um bom funcionamento da clínica médica e, por consequência, o sucesso da sua empresa. Um escritório contábil é fundamental para a saúde financeira da empresa ou do profissional tanto em termos contábeis quanto em garantias de recursos operacionais necessárias ao dia a dia.

A Canella & Santos vai te dar dicas sobre como uma assessoria contábil pode fazer com que problemas com a Receita Federal sejam evitados e sanar todas as dúvidas.

Como separar as minhas finanças?

É preciso cautela para não confundir as finanças profissionais com as pessoais. É um erro bastante comum, principalmente, em clínicas de pequeno e médico porte. A falta de organização vai gerar problemas no fluxo de caixa, prejudicando a gestão financeira, acarretando um rombo nos cofres da empresa.

É preciso planejar?

É preciso planejar. É necessário projetar o fluxo de caixa tal como pessoa jurídica ou da sua clínica ao estimar as receitas e as despesas a médio prazo. Lembre-se: alimente o fluxo de caixa com o objetivo de estabelecer maior segurança financeira e tranquilidade a você.

Como se resguardar?

Guarde os comprovantes dos gastos relacionados às suas atividades profissionais como pessoa jurídica ou da sua clínica. Caso haja a falta desses documentos pode gerar cálculos incorretos de impostos e um relatório de caixa impreciso, mantendo um registro dos gastos.

Por que devo emitir nota fiscal?

Um dos erros mais comuns e mais graves cometidos é deixar de emitir a nota fiscal. É grave, porque caso isso ocorra caracteriza a sonegação fiscal. A partir do momento em que uma prestação de serviço realizado por você ou sua clínica é realizada, é obrigatório emitir a nota fiscal.

https://youtu.be/jR8XKwO7Rd0

Vantagens de um acompanhamento contábil

Redução de tempo dedicada a esse trabalho, podendo evitar eventuais erros e problemas tributários no futuro. Se houver alguma inconsistência ou erro no recolhimento do imposto, ainda que de forma involuntária, a rentabilidade da clínica e do profissional será diretamente afetado.

Serviços mais comuns oferecidos por uma assessoria contábil aos médicos

Com a presença de profissionais especializados na área de saúde, quem contrata uma assessoria contábil poderá contar com:

  1. Redução da carga tributária sobre o faturamento;
  2. Distribuição de lucro com a isenção total de imposto;
  3. Assessoria fiscal, trabalhista, contábil e burocrática;
  4. Planejamento tributário para quem deseja se tornar pessoa jurídica;
  5. Elaboração de todas as demonstrações contábeis;
  6. E se for necessário, as reuniões periódicas com orientações sobre aspectos gerenciais da empresa.

Realize controles de forma periódica

Não verifique os balanços contábeis somente ao final do encerramento do período. A análise precisa ser mensal. O contador apresenta os números e resultados, mas é o gestor quem toma as decisões. Se ocorrer diferenças nos números contábeis apresentados, será possível socorrer a tempo, para que no encerramento do ano civil, o objetivo da empresa seja atingido.

Controle o caixa

Tenha uma planilha organizada o controle de fluxo do caixa. É muito importante que o controle das entradas e saídas seja realizado diariamente e que o pagamento seja destinado às despesas da sua clínica. Essa planilha fornece a rentabilidade e lucratividade diária da sua clínica.

Mantenha os documentos da empresa organizados

Os documentos precisam ser organizados e arquivados em local adequado para que possam comprovar as atividades exercidas pela sua clínica médica.

Utilize software de gestão

A contabilidade utiliza os softwares de gestão para diagnóstico da empresa. Todos os processos contábeis informatizados são mais ágeis e confiáveis. Por isso, procure estar atento às orientações do contador, ao agir com presteza e rapidez na tomada das decisões, de modo que não incorra prejuízos irreparáveis para a empresa.

Constituição da clínica médica

Entre as obrigações de uma clínica médica é estar legalmente constituída. Sem isso, as outras obrigações não existem, porque não há uma pessoa jurídica. O objetivo é criar uma nova pessoa jurídica e registrá-la segundo as características em todos os órgãos necessários

Obrigações fiscais

As obrigações fiscais da clínica podem ser divididas em dois grupos: a entrega de obrigações acessórias e o pagamento de impostos.

No pagamento de impostos, se a sua clínica médica estiver enquadrada no Simples Nacional, pagará apenas a DAS, guia que engloba diversos tributos. Se estiver enquadrado no Lucro Real ou Lucro Presumido, precisará pagar as guias de acordo com os tributos de maneira individualizada.

Obrigações acessórias

São as informações fiscais da sua clínica precisando ser transmitidas para o governo com o objetivo de atestar todas as apurações de impostos e demais obrigações realizadas. Algumas delas são:

  1. Apuração da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
  2. SPED Fiscal ICMS/IPI;
  3. SPED Contribuições;
  4. Escrituração Contábil e Fiscal;
  5. GIAS (Guia de Informação e Apuração do ICMS);
  6. DCTFs (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais);
  7. DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte);
  8. Escrituração das Notas como Tomador de Serviços.

Obrigações trabalhistas

São aquelas relacionadas à contratação de funcionários e ao pró-labore (“salário” dos sócios). Vejam só como funcionam essas obrigações para a sua clínica:

  1. Pró-labore: a sua própria remuneração, sendo retido o percentual de 11% referente ao INSS. É preciso estar atento aos procedimentos exigidos pela Legislação Trabalhista na admissão e demissão de funcionários. Pagamento dos salários e obrigações sociais, com a retenção do INSS e do FGTS sobre a folha de pagamento;
  2. Declarações acessórias: informações que servem para o governo atestar a regularidade da empresa como SEFIP, CAGED, RAIS e DIRF.

Obrigações contábeis

São aquelas relacionadas à contabilidade da sua clínica, devendo ser realizadas por um profissional especializado. São elas:

  1. Escrituração de livros contábeis – Diário e Razão;
  2. Preparação e elaboração das Demonstrações Contábeis obrigatórias – o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício.

Além dessas obrigações burocráticas, a contabilidade também vai se ocupar em atender as necessidades da empresa, dos seus sócios e dos demais usuários por meios do fornecimento de informações operacionais e financeiras.

É preciso lembrar que quanto maior for o porte da clínica médica, com maior fluxo financeiro, mais funcionários e maior estrutura, maiores serão as exigências legais.

Obrigações da clínica médica: Sabe quais são? Clique aqui

Sobre a Canella & Santos

A Canella & Santos é uma empresa que está no ramo contábil há quase 30 anos e trabalha em núcleos e está preparada para atender as demandas dos departamentos Pessoal, Contábil e Fiscal. Os telefones são (24) 3025-8700 ou (24) 3346-8533. A Canella & Santos está localizada na Avenida Sávio Gama, 1135, Retiro, Volta Redonda.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação Rápida

Contabilidade em Volta Redonda – RJ | Canella & Santos Contabilidade LTDA

Desenvolvido por Inside Digital

Recomendado só para você
Ministro de confissão religiosa. O trabalho em uma igreja de…
Cresta Posts Box by CP
html, body { margin: 0; padding: 0; font-family: Poppins; font-size: 1em; line-height: 1.5; background: #F4F4F4; }
ATENDIMENTO
(24) 3025-8700
E-MAIL
clique aqui
ENTRAR EM CONTATO